terça-feira, 15 de junho de 2010

Atividades da Copa

História da Copa do Mundo do Futebol - Origem

Os Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles não planejavam incluir o futebol como parte do programa devido à baixa popularidade desse esporte nos Estados Unidos. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também discordavam da condição de amadores do atletas. Desta forma, a FIFA decidiu realizar sua própria competição mundial de futebol, a Copa do Mundo, que teve sua primeira edição no Uruguai em 1930.
As equipes que participariam da primeira Copa do Mundo foram convidadas pela FIFA para mandar suas seleções, porém a viagem longa e cara transatlântica ao Uruguai intimidou os Europeus. O presidente da FIFA, Jules Rimet, acabou persuadindo as seleções da Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia a fazerem a viagem. No total 13 seleções participaram da primeira Copa do Mundo da história -- 7 da América do Sul, 4 da Europa e 2 da América do Norte.
História da Copa do Mundo do Futebol - Primeiras competições internacionais antes das Copas do Mundo
A primeira partida internacional de futebol aconteceu em 1872 entre Inglaterra e Escócia. Nessa época o futebol era raramente jogado fora da Grã Bretanha. A expansão do futebol internacionalmente acabou resultando na formação da FIFA em 1904, reunindo 7 nações da Europa continental. À medida que o futebol ganhava popularidade, foram organizadas demonstrações do esporte (sem medalhas) nas Olimpíadas de 1900 e 1904. O futebol tornou-se uma competição oficial na Olimpíada de 1908, com o torneio sendo organizado pelos ingleses, os quais foram os campeões e repetiram a conquista em 1912.
Com a Olimpíada sendo disputada somente por amadores, competições internacionais envolvendo times profissionais começaram a aparecer. O Torneo Internazionale Stampa Sportiva, disputado em 1908 na cidade italiana de Torino, foi um dos primeiros desse torneios. Essa competição envolvia times, não seleções, que representavam toda uma nação. No ano de 1914 a FIFA reconheceu o futebol na Olimpíada como "campeonato mundial de futebol para amadores", e passou a se responsabilizar por organizar a competição. Assim, aconteceu a primeira disputa intercontinental de futebol na Olimpíada de 1920, vencida pela Bélgica. Nas Olimpíadas de 1924 e 1928 o Uruguai foi o campeão. Depois disso, o futebol sairia da Olimpíada com a realização da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai com atletas profissionais.
Mascote da Copa do Mundo - Zakumi

A África do Sul escolheu um dos animais de sua rica fauna para ser a mascote da Copa 2010. O Leopardo Zakumi se apresenta com corpo amarelo e cabelo verde. Segundo o criador Andries Odendaal, trata-se de um “disfarce” para que o felino possa se esconder no granado. As cores também fazem menção ao uniforme da seleção dona da casa.
Segundo seus criadores, Zakumi possui “espírito aventureiro”, espontaneidade e muita energia para animar os torcedores.
Receita Africana - Maguinha

Ingredientes
1 kg de mandioca seca ( 5 xícaras)1/2 litro de água
Modo de fazer:
Pile a mandioca seca até virar uma farinha. Coloque a água para ferver numa panela e coloque um pouco da farinha, deixando ferver muito bem. Misture o resto da farinha mexendo com uma colher-de-pau. Este prato é bom para acompanhar Caril de galinha ou uma boa Matapa.

Mito da Telinha - Graziela Giusti Pachane

Novas tecnologias na educação podem gerar aspectos positivos e negativos, dependendo de como o professor faz uso dos recursos.
A televisão veio como um recurso de comunicação para enriquecer as aulas e atender as necessidades educacionais dos alunos, porém quando não bem utilizada, tornava os alunos passivos, ou seja, sem a interação e consequentemente sem aprendizagem significativa.
O computador trouxe muitas inovações tanto para o professor quanto para o aluno, pois permite um momento de sedução nas questões de imagens, sons, figuras, músicas, internet, arquivamento de textos e um completo sistema de comunicação com pessoas de diferentes localidades. Porém, faz-se necessário que os profissionais da Educação estejam preparados para este instrumento, tendo como objetivo uma prática pedagógica capaz de promover a construção do conhecimento e autonomia frente a Modernidade.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reflexão - Entrevista com Lucas Ciavatta

Dentre tantas dificuldades encontradas com as crianças e/ou adolescentes, Lucas Ciavatta criou o Projeto Passo, com o objetivo de trabalhar a música através do corpo (conexão entre corpo e mente).
Os alunos começaram a adquirir autonomia independente de suas dificuldades, pois apropriavam-se do conhecimento e tinham clareza dos caminhos percorridos. Ainda tinham a clareza que cada cidadão tem em mente algo que necessita realizar, porém há necessidade de ferramentas para vencer desafios, apresentando sempre disciplina e criatividade.
O trabalho com o power point, auxiliou na organização das partituras e a criação de movimentos que dessem ritmo e envolvessem o grupo.
Partindo para o lado pedagógico, todo e qualquer aluno está disposto a vencer desafios, desde que entendam que vale a pena e que tenham ferramentas necessárias. Sendo assim, considero que nossas crianças tem tudo para avançar e crescer, desde que possamos encontrar caminhos e propor situações possíveis de serem trabalhadas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bilhete - "A Princesa e o Sapo"

Produção de Texto – Bilhete

1- O Príncipe Sapo fez um acordo com a Charlote e a Tiana está muito triste, pois acha que ele não a ama. Escreva um bilhete para ela contando o que está acontecendo. Rápido ou ela vai voltar sozinha para a floresta!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividades do conto "A Princesa e o Sapo"

A PRINCESA E O SAPO


ERA UMA VEZ UMA BONDOSA PRINCESA MUITO BONITA, DE CABELOS LONGOS E LOUROS QUE VIVIA NUM REINO MUITO DISTANTE.
UM DIA, SEM QUERER, A PRINCESA DEIXOU CAIR UMA BOLA DENTRO DE UM LAGO. PENSANDO QUE A BOLA ESTIVESSE PERDIDA, COMEÇOU A CHORAR.
— PRINCESA, NÃO CHORE. VOU DEVOLVER A BOLA PARA VOCÊ. — DISSE UM SAPO.
— PODE FAZER ISSO? – PERGUNTOU A PRINCESA.
— CLARO, MAS, SÓ FAREI EM TROCA DE UM BEIJO.
A PRINCESA CONCORDOU. ENTÃO, O SAPO APANHOU A BOLA, LEVOU-A ATÉ OS PÉS DA PRINCESA E FICOU ESPERANDO O BEIJO. MAS, A PRINCESA PEGOU A BOLA E CORREU PARA O CASTELO.
O SAPO GRITOU:
— PRINCESA, DEVE CUMPRIR A SUA PALAVRA!
O SAPO PASSOU A PERSEGUIR A PRINCESA EM TODO LUGAR. QUANDO IA COMER, LÁ ESTAVA O SAPO PEDINDO A SUA COMIDA. O REI, VENDO SUA FILHA EMAGRECER, ORDENOU QUE PEGASSEM O SAPO E O LEVASSEM DE VOLTA AO LAGO.
ANTES QUE O PEGASSEM, O SAPO DISSE AO REI:
— Ó, REI, SÓ ESTOU COBRANDO UMA PROMESSA.
— DO QUE ESTÁ FALANDO, SAPO? DISSE O REI, BRAVO.
— A PRINCESA PROMETEU DAR-ME UM BEIJO DEPOIS QUE EU RECUPERASSE UMA BOLA PERDIDA NO LAGO.
O REI, ENTÃO, MANDOU CHAMAR A FILHA. O REI FALOU À FILHA QUE UMA PROMESSA REAL DEVERIA SER CUMPRIDA. ARREPENDIDA, A PRINCESA COMEÇOU A CHORAR E DISSE QUE IA CUMPRIR A PALAVRA DADA AO SAPO. A PRINCESA FECHOU OS OLHOS E DEU UM BEIJO NO SAPO, QUE LOGO PULOU AO CHÃO.
DIANTE DOS OLHOS DE TODOS, O SAPO SE TRANSFORMOU EM UM BELO RAPAZ COM ROUPAS DE PRÍNCIPE. ELE CONTOU QUE UMA BRUXA O HAVIA TRANSFORMADO EM SAPO E SOMENTE O BEIJO DE UMA DONZELA ACABARIA COM O FEITIÇO. ASSIM, ELE SE APAIXONOU PELA PRINCESA E A PEDIU EM CASAMENTO. A PRINCESA ACEITOU.
FIZERAM UMA GRANDE FESTA DE CASAMENTO, QUE DUROU UMA SEMANA INTEIRA. A PRINCESA E O PRÍNCIPE JUNTARAM DOIS REINOS E FORAM FELIZES PARA SEMPRE.

Texto Informativo

LEITURA

TEXTO INFORMATIVO - SAPOS
O NOME SAPO É UMA DESIGNAÇÃO GENÉRICA DE ANFÍBIOS DA ORDEM ANURA, E EM ESPECIAL DA FAMÍLIA BUFONIDAE. NO ENTANTO, NÃO SENDO UMA DESIGNAÇÃO CIENTÍFICA, APLICA-SE TAMBÉM A OUTRAS FAMÍLIAS. POR EXEMPLO, O SAPO-PARTEIRO PERTENCE À FAMÍLIA DISCOGLOSSIDAE, À QUAL PERTENCEM TAMBÉM AS RÃS-PINTADAS.
EXISTEM CERCA DE 4.800 ESPÉCIES DE SAPOS. A MAIORIA DELES VIVE PRÓXIMO A UMA FONTE DE ÁGUA, MUITO EMBORA EXISTAM SAPOS QUE VIVAM EM AMBIENTES ÚMIDOS QUE NÃO SÃO CONSIDERADOS AMBIENTES AQUÁTICOS, COMO A SERRAPILHEIRA DE FLORESTAS TROPICAIS ÚMIDAS. A NECESSIDADE DE ÁGUA É MAIS PREMENTE PARA OS OVOS E OS GIRINOS DO SAPO, E ALGUMAS ESPÉCIES UTILIZAM POÇAS TEMPORÁRIAS E ÁGUA ACUMULADA NOS RAMOS DE PLANTAS, COMO AS BROMÉLIAS COMO SÍTIO DE CRIAÇÃO.
O SAPO SE DISTINGUE DA PELAS MEMBRANAS INTERDIGITAIS POUCO DESENVOLVIDAS E PELA PELE MAIS SECA E RUGOSA. GERALMENTE, VIVE EM AMBIENTE MAIS SECO.
OS ANFÍBIOS DEPENDEM DA ÁGUA PARA A POSTURA DE OVOS, POIS ESTES NÃO TÊM CASCA, E PARA MANTER A PELE ÚMIDA, NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA RESPIRAÇÃO CUTÂNEA NA QUAL A TROCA DE GASES É FEITA PELA PELE. A RESPIRAÇÃO CUTÂNEA É NECESSÁRIA POIS A RESPIRAÇÃO PULMONAR NÃO É COMPLETAMENTE EFICIENTE.
DEPOIS DE ALGUNS DIAS DE POSTOS, DOS OVOS SAEM GIRINOS OS QUAIS RESPIRAM POR BRÂNQUIAS, TÊM UMA CAUDA E NÃO TÊM PERNAS. COM O TEMPO O GIRINO VAI PERDENDO A CAUDA, DESENVOLVENDO PERNAS POSTERIORES E ANTERIORES E TROCANDO A RESPIRAÇÃO BRANQUIAL PELAS RESPIRAÇÕES PULMONAR E CUTÂNEA ATÉ DEIXAR A ÁGUA AO TÉRMINO DAS TRANSFORMAÇÕES.
OS SAPOS CAPTURAM SUAS PRESA LANÇANDO PARA FORA DA BOCA A LÍNGUA MUSCOSA, LONGA E PEGAJOSA, QUE É PRESA AO ASSOALHO DA BOCA PELA EXTREMIDADE ANTERIOR.

sábado, 8 de maio de 2010

Curso de informática toda quarta-feira ás 14h
 
©2009 Templates e Acessórios por Elke di Barros Papeis Bel Vidotti